05 dicas para você passar na Redação do Enem 2016

Qualquer concurso ou prova que você vai fazer exige um mínimo de dedicação e tempo para aprender a matéria e colocar o ensino em prática na hora das perguntas da prova. O bom desempenho no Enem também exige muito esforço. Para jovens que chegaram lá, a rotina incluía 12 horas de estudo todos os dias, durante um ano. Quem conseguiu se dar bem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dá dicas para quem quer tirar boa nota na redação, a principal é a dedicação.

Enem 2016 - prepare-se para a prova (Foto: divulgação)

Enem 2016 – prepare-se para a prova (Foto: divulgação)

Redação Enem 2016: dicas para ter uma boa nota

A disciplina de estudo faz a diferença para quem está se preparando para o Enem. É realmente importante manter o foco para uma boa redação, tendo senso crítico, principalmente. O medo de muitos é fugir do tema proposto na redação (o que dá a nota mínima e retira o candidato do páreo), mas com conhecimento e bagagem de muita leitura é possível se garantir e fazer uma boa redação.

Leia também:

Conheça as melhores técnicas de estudo para o Enem 2015

Porque não consigo ser aprovado no Enem? 

Os temas da atualidade devem estar bem frescos na cabeça do jovem que faz a Redação do Enem. É importante manter-se atualizado com noticiários nacionais e internacionais, lendo os jornais impressos e assistindo aos jornais televisivos. Isso dará uma carga de conhecimento e argumentação que tornarão sua redação mais rica e completa.

Como passar na redação do Enem: 05 dicas de sucesso!

Para você estar bem preparado e também discorrer suas ideias de uma maneira segura e digna de aprovação, selecionamos 10 dicas para te ajudar. São dicas para a preparação, estudos e também para o momento da prova. Vamos lá?

1. Leia: a leitura é fundamental para quem quer ter uma boa escrita. Além de auxiliar com conhecimentos da nossa língua, a leitura também permite com que o aluno tenha novos conhecimentos e amplie seus horizontes. Por isso, leia muito. Jornais, revistas, livros de estórias, romances, leituras técnicas. Quanto mais conhecimento, melhor!

2. Escreva: Nada melhor do que a prática. Redija textos argumentativos, redações, poesias. Nos seus trabalhos escolares, não utilize o tradicional Ctrl+c Ctrl+v. Quanto mais você exercitar, mais você irá ter habilidades de argumentar com as palavras.

3. Informe-se: Os temas propostos na redação do Enem são temas atuais da realidade brasileira. Por isso, foque nos jornais, revistas, noticiários e portais de noticias. Além de informação, você estará exercitando o item 1, a leitura.

4. Relaxe: Antes de fazer a prova é importante que você esteja tranqüilo, tenha descansado e dormido bem na noite anterior. Não adianta estudar muito horas antes da prova, isso pode trazer fadiga intelectual e você não se sairá tão bem no exame.

5. Concentre-se: Leia muito bem o tema proposto na redação. Os textos explicativos possuem muitas ideias sobre o tema central e de lá você poderá retirar diversas ideias bacanas.

(Foto: divulgação)

A Nota da Redação é fundamental para passar no Enem (Foto: divulgação)

Enem 2016: uma porta para o futuro!

O Enem é a porta de entrada de muitos jovens para as universidades de todo o país. É importante garantir uma boa nota na prova e principalmente, na redação, para obter êxito e conseguir a vaga no curso de sua escolha em uma grande universidade. Para professores que ensinam em cursinhos e escolas e ajudam os alunos a se prepararem para as provas, o aluno que passa nos primeiros lugares, tendo nota máxima no Enem é um aluno que traz na sua bagagem muita leitura, se adaptado rapidamente àquilo que os professores ensinam e indicam para ler.

Saiba mais: Conheça os Segredos dos alunos aprovados nas melhores Universidades pelo Enem!

Agora que você já sabe os segredos para tirar uma boa nota na redação do Enem 2016, comece a se preparar e ler bastante, para chegar mais longe. Fique antenado nas dicas dos professores, nos jornais, revistas e todo meio de comunicação para sair na frente e alcançar a sua vaga em uma grande universidade. Visite cursos online e prepare-se! Vamos praticar?