09 assuntos do Enem 2016 que você deve estudar agora mesmo!

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU), no mês de janeiro. A nota do exame é utilizada no processo seletivo das principais universidades públicas, dos institutos de tecnologia e nos programas governamentais de financiamento da educação. Se o estudante perdeu a data de realização do último Enem ou não se saiu bem na prova, pode tentar novamente em 2016 e começar a estudar os principais assuntos.

Como é a prova do Enem

O Enem possui quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio. A prova é dividida em quatro temas, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias.

Esteja preparado para o ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Esteja preparado para o ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Como em edições passadas, a prova do Enem 2016 envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual. O exame usa competências e habilidades com questões feitas por nível de dificuldade, do mais fácil ao mais difícil. Também é realizada uma redação que geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e sociedade. Esta prova tem um peso muito grande na média final do estudante, valendo 20% na nota final e ao todo a redação pode chegar a mil pontos.

Ciência da Natureza

No tema Ciências da Natureza, que engloba as provas de Química, Física e Biologia, o candidato deve estudar as mudanças na Tabela Periódica, a mecânica e o funcionamento do universo e as últimas descobertas das leis da Física. Em biologia, o importante são as alterações no meio ambiente, as doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, e os fenômenos do clima.

Ciências Humanas e tecnologia

Em cada prova do Enem, há aqueles principais assuntos. Na prova de Ciências Humanas e tecnologias os alunos devem ficar atentos a assuntos atuais como as migrações da população de países africanos e árabes para a Europa e para outros países. Temas importantes passam pela diversidade cultural, como a História dos povos africanos e a luta dos negros no Brasil, a história dos povos indígenas, os movimentos culturais no ocidente e seus impactos. Outros assuntos importantes são as características e as mudanças das estruturas produtivas do país de acordo com o período histórico.

Matemáticas e suas tecnologias

Os assuntos mais abordados no exame passam pelos conteúdos de probabilidade, estatística e porcentagem. O Enem cobra muita interpretação textual nas suas questões e a prova de matemática não jogue disso, misturando cálculo, principalmente nas questões de geometria e álgebra. Então, o aluno deve estar bem atento a essas matérias.

O quanto antes você começar a se preparar, melhor (Foto: Divulgação)

O quanto antes você começar a se preparar, melhor (Foto: Divulgação)

 

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Em 2016, a novo acordo ortográfico que deveria valer desde 2012, entra em vigor obrigatoriamente. Isso significa que ele tem grande chance de ser cobrado na prova de linguagens. Outro assunto que tem grande chance de estar presente é o estudo dos gêneros digitais, além de temas como função da linguagem, gênero textual, figuras de linguagem e interpretação de texto.

Temas para a prova de redação

A prova de redação é uma das mais importantes, devido ao seu peso na nota final do exame. Existem alguns assuntos que podem virar tema da redação do Enem 2016, entre os mais cotados estão a migração mundial entre os países, principalmente para os países europeus; os recentes casos de Dengue e Zyca Vírus que se espalharam no Brasil; os casos de intolerância religiosa e de gênero que continuam a acontecer, a crise econômica mundial que está afetando diversos países, os casos de terrorismo praticados pelo Estado Islâmico, entre outros. É acompanhar os acontecimentos mais importantes na mídia, principalmente, nos meses próximos a prova.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!