21 Possíveis Temas de Redação do Enem 2016

O ENEM gera sempre muitas especulações e uma dos maiores motivos são os temas de redação abordados. Alguns estudantes sempre tentam se antecipar e tentar entender quais são esses os possíveis temas de redação baseados no que foi apresentado em anos anteriores.

Veja a seguir os temas de redação do Enem desde o seu surgimento até a última edição:

1998: Viver e aprender
1999: Cidadania e participação social
2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira

 

Confira os possíveis Temas de Redação (Foto: Divulgação)

Confira os possíveis Temas de Redação (Foto: Divulgação)

2006: O poder de transformação da leitura
2007: O desafio de se conviver com as diferenças
2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009: O indivíduo frente à ética nacional
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Veja os possíveis temas de redação para o Enem 2016

A seguir você vai conhecer os possíveis temas de redação do ENEM 2016. Estes temas são os mais cotados por professores para o tema oficial da prova de novembro.

Redução da maioridade penal

Existe um debate enorme em torno da redução da maioridade penal no Brasil. A lei obsoleta, que não reflete mais a realidade populacional do país e o crescente número de adolescentes que estão sendo autores de crimes hediondos faz com que a sociedade questione a necessidade de reduzir a maioridade penal, que atualmente é de 18 anos.
Um debate em cima desse assunto mostra uma vertente atual e cheia de nuances para que o estudante possa mostrar diferentes pontos de vista. Falar sobre a maioridade penal ser mudada requer cuidado com os radicalismos e exige coerência na opinião, seja ela positiva ou negativa. Em temas como esse espera que o estudante dê sugestões de como resolver o problema seguindo o seu ponto de vista.

Liberdade de expressão

Falar dos limites de liberdade de expressão versus a invasão de privacidade e o desrespeito das particularidades de cada indivíduo está sempre em debate. Esse tema sempre está entre os mais cotados para fazer parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio por poder ser abordado de várias maneiras pelo candidato.

 

Legado das Olimpíadas no Brasil 2016

No ano de 2016 o Rio de Janeiro vai receber as Olimpíadas, e com isso, altos investimentos virão. O tema pode aparecer como uma opinião do candidato sobre os gastos empregados em obras e o que der fato vai ajudar a cidade a ter um dia a dia melhor.

Violência nos Estádios

A violência nos estádios é frequente e gera muita polêmica. Nesse tema o candidato pode falar se é a favor ou contra as torcidas organizadas, pode citar exemplos de países que baniram o quebra-quebra nos estádios, como a Inglaterra e sugerir políticas de segurança para incentivar a paz entre as torcidas.

Maus tratos aos animais

Sempre surgem na internet denúncias de casos de maus tratos de animais. Quem não se lembra do caso da enfermeira que matou o seu cachorrinho espancado e foi flagrada pelo vizinho que vazou as suas informações nas redes sociais e a sociedade não a perdoou.

A enfermeira perdeu o emprego e precisou mudar de cidade com a família para tentar fugir do estigma de agressora. Fatos como esses podem ser mencionados na sua redação sobre o assunto, que pode sugerir punições aos agressores e formas de fiscalização eficazes.

Justiça no Brasil

Falar de um modo geral da impunidade no Brasil e da lei que nem sempre é clara e eficaz pode ser o tema de redação de 2016. Esse tema é um dos mais polêmicos, no entanto, renderá um debate social amplo, que vai além do Exame Nacional do Ensino Médio.

PEC das domésticas

Esse assunto é bem recente e rende um debate amplo. Os patrões reclamam do alto custo para ter empregadas após a PEC das domésticas. Alguns trabalhadores reclamam que a quantidade de vagas diminui muito após essa PEC, pois os empregadores precisaram cortar gastos e ainda tem o lado positivo da PEC, que garante direitos que jamais foram assegurados aos trabalhadores domésticos.

Programa Mais Médicos

Mesmo depois de muito tempo em vigor, o programa Mais Médicos ainda gera muito debate. No caso desse tema de redação o estudante pode falar da opressão do governo cubano, que recebe parte do salário dos médicos, pode debater a falta de disponibilidade dos médicos brasileiros de irem a determinados locais do país e ainda falar mais sobre os problemas de infra-estrutura do sistema de saúde pública, que não deixa a desejar somente por falta de médicos.

Mobilidade Urbana

O transporte público, seus problemas e desafios podem ser o tema da redação do Enem. Das cidades menores do país as maiores existem problemas estruturais na mobilidade urbana nacional. No entanto, projetos ambiciosos como trem-bala, que levariam pessoas do interior de São Paulo para a Capital do Rio, passando pela Terra da Garoa, por exemplo, podem ser mencionados.

Igualdade de Gênero

Falar sobre a igualdade de gênero, como isso é visto nas várias camadas sociais e nas suas consequências pode ser uma boa pedida para a redação do Enem.

Conheça os possíveis Temas de Redação (Foto: Divulgação)

Conheça os possíveis Temas de Redação (Foto: Divulgação)

Limites entre estética e saúde

Andressa Urach caiu na boca do povo após quase morrer por exagerar nos tratamentos estéticos e perder a medida ao escolher os profissionais e procedimentos estéticos. A modelo é somente um dos milhares de exemplos de pessoas que ultrapassam o limite do aceitável para ter uma aparência “perfeita”.

Esse tema é muito abrangente e pode render excelentes redações, mostrando exemplos de como prevenir mortes por exageros na estética e possíveis leis e códigos de ética entre os médicos.

Novos modelos de educação

Nesse conceito o estudante poderá defender novos modelos de educação, falar de formas de dar aula usando a tecnologia em sala de aula e até mencionando didáticas inovadoras, que aumentam as chances de estudantes terem sucesso ao longo da vida.

Redação do ENEM com nota máxima? Acesse agora e veja como é possível!?

Dificuldade de formação universitária

Esse é um tema bem didático e simples, pois o estudante pode falar do Exame Nacional do Ensino Médio nele mesmo, durante sua redação. Também é possível fazer um retrospecto falando como era mais complicado entrar na universidade antes de programas como o Enem e mencionar o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e do Pronatec (Programa Universidade Para Todos).

Justiça com as próprias mãos

Os problemas com as leis e as suas publicações causam no Brasil uma sensação de impunidade, o que leva as pessoas a terem vontade de fazer justiça com as próprias mãos, muitas vezes. Existem opiniões divergentes sobre o assunto, mas o fato é que o tema renderá um debate sobre as leis nacionais, a forma como a sociedade vê a impunidade e meios de fazer o correto e punir sem barbárie os culpados.

Confira mais alguns Temas de Redação

Limites entre humor e bullying

Até poucos anos atrás a palavra bullyin nem era popular e muitos nunca haviam ouvido falar nesse termo. Atualmente a sociedade sabe que isso existe e que pode mudar a vida de uma pessoa. Bullying  também pode ser o tema de redação do Enem 2016 e vale a pena pesquisar a real aplicação no dia a dia e os limite tênue entre uma simples brincadeira inocente e o tal bullying.

Abuso em trotes universitários

Esse tema também é excelente e sempre está na mídia ano a ano. É necessário pensar em argumentos e fatos sobre os trotes. Falar sobre a forma como as pessoas lidam com ele, como as universidades tratam o trote sugerir formas de inteirar o aluno novo ao núcleo universitário de forma mais saudável do que alguns trotes bem comuns.

Uso da água na economia brasileira

A crise hídrica do estado de São Paulo trouxe a tona o tema. Esse tema pode ser tratado como uma forma de oferecer a população soluções em políticas públicas que ajudem na economia de água, forma de conscientizações e muito mais a respeito. Esse tema tem um fator social aliado a ecologia, o que sempre é apreciado pelos organizadores do Exame Nacional do Ensino Médio.

Intolerância religiosa

A crise na Síria e a fuga para países aonde não existe uma guerra civil em ação fez com que o tema ganhasse força. A intolerância religiosa pode ser abordada de várias maneiras, até ao preconceito do dia a dia contra as pessoas que bate, de porta em porta para fazer uma pregação religiosa, ou um preconceito contra religiões africanas tão presentes no Brasil.

 

Perigos da exposição nas redes sociais

As redes sociais podem ser o tema da redação devido ao número de casos crescentes de pessoas que foram expostas nas redes sociais, seja por fazer fotos sensuais ou por trair o marido, como aconteceu com a famosa Fabíola em 2015. A moça, que ficou conhecida por ter sido flagrada no motel com o suposto amante, virou piada nas redes sociais e teve a vida vasculhada por internautas curiosos.

Saúde pública

O caos na saúde pública pode ser o grande tema da redação do Enem 2016. Nesse tema cabe mencionar as empresas de convênio médico, as formas de atendimento oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e as oferecidas pelos convênios e suas diferenças.

Moléstias que preocupam o país

Os crescentes casos de microcefalia ligados ao Zika Vírus tem assustado a população brasileira. Além das epidemias de dengue que preocupam a cada verão, também a febre chikungunya. Rodas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, podem render o tema da redação.