Como me concentrar para a prova do Enem: Dicas infalíveis!

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançar pelo menos 450 pontos. A nota desse exame é utilizada no processo seletivo das principais universidades públicas e institutos de tecnologia do país, nos programas governamentais de financiamento e custeio à educação e em programas de cursos técnicos gratuitos para jovens e adultos.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Dicas de estudo para a prova do Enem

Devido a sua importância, alunos do país inteiro se preparam para o exame que envolve diferentes assuntos em uma mesma questão. Muitos estudantes têm dificuldade de se concentrar nos estudos, mas pequenas dicas podem ajudar na capacidade de assimilação do conteúdo e a resolver esse problema.

Saiba mais: Conheça os melhores métodos de estudo para o Enem.

 
Antes de começar a estudar é importante fazer um planejamento, com as metas da semana. Por exemplo, estudar um assunto de português, matemática e história em uma semana. Um plano de estudo ajuda a ganhar tempo e permite criar uma rotina programada, com prazos e tarefas, ajudando a aprender todos os conteúdos até o dia da prova.

Dicas para se preparar

Depois de fazer o planejamento, o estudante deve escolher um lugar tranquilo para estudar, sem objetos ou barulhos que causem interferência na sua concentração. Desligue o celular, a televisão, o computador e o rádio para focar somente no conteúdo do Enem. Também não adianta estudar com fome ou cansado, respeite o seu corpo escolhendo horários que você esteja mais disposto, isso ajuda na concentração.

Prova do Enem

Conforme as edições passadas, o Enem 2015 possuirá quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio. A prova será dividida em quatro temas, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias. Os itens envolvem estatísticas, geometrias e funções.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Como passar no Enem

O Enem envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual das questões pelos candidatos. Também é realizada uma redação que geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e na sociedade.

Leia também:

Estude para o Enem sem sair de casa.

Não consigo passar no Enem: Dicas para você ser aprovado! 

O exame usa competências e habilidades, com questões feitas por nível de dificuldade, do mais fácil ao mais difícil. Na prova de redação do Enem 2014, o tema foi Publicidade Infantil e os estudantes tiveram que escrever sobre a resolução do Conselho Nacional da Criança e Adolescente, sobre a legislação desse tema no mundo ou sobre a defesa da publicidade para as crianças. O assunto proposto mostrou como os candidatos devem acompanhar os últimos acontecimentos políticos e sociais do país e do mundo