Como passar no Enem – Segredos dos aprovados (Garantido)

Milhares de jovens fazem a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) anualmente, em busca do sonho de entrar na faculdade. Devido a grande concorrência, são poucos os que conseguem, por isso, nesse texto você vai aprender como passar no Enem, dicas de como estudar, entre outras informações que ajudarão nos estudos.

Como passar no ENEM – Estude da forma correta

Estudar requer organização e disciplina, sem isso dificilmente o estudante obtém bons rendimentos nos estudos. Separamos aqui algumas dicas de como se organizar e garantir bom aproveitamento dos estudos. Confira:

– Priorize os conteúdos nos quais consiga adquirir, ampliar ou consolidar seus conhecimentos;

– Selecione tópicos dentro de cada disciplina que ainda possam ser explorados e aperfeiçoados;

– Refaça as provas dos anos anteriores;

– Leia muito e treine as habilidades de interpretação de texto, com revistas e jornais;

– Na semana anterior à prova diminua o ritmo de estudos.

Como passar no Enem, saiba os segredos dos aprovados (Foto: Divulgação)

Como passar no Enem, saiba os segredos dos aprovados (Foto: Divulgação)

Redação do ENEM

Um dos temores dos candidatos que prestam o Enem é a redação. Os motivos são diversos, desde a baixa qualidade do ensino à até mesmo dificuldades na construção textual. A verdade é que não há mistérios, com empenho e dedicação, qualquer estudante pode conseguir atingir a nota máxima na Redação do Enem.

Dicas de quem tirou nota 1000 na Redação do ENEM

O estudante, Raphael de Souza, 19 anos, do Rio de Janeiro, foi um dos 104 candidatos a tirar nota máxima no exame de 2015. Em 2014, ele ficou entre os 250 alunos que gabaritaram na redação.
Raphael vai cursar medicina e dá algumas dicas de como se dar bem na redação do Enem. Confira:

Praticar a escrita facilita na hora de escrever uma boa redação (Foto: Divulgação)

Praticar a escrita facilita na hora de escrever uma boa redação (Foto: Divulgação)

– Treine muito. Faça uma redação por semana, no mínimo. Vá às aulas e monitorias da sua escola ou cursinho e leve para correção os textos que fizer. Caso não tenha professores por perto, peça para algum amigo ou parente ler o seu texto de forma crítica.

– Estude novas teorias, interligue conhecimentos entre diferentes disciplinas.

– Treine a intertextualidade nas redações. Cite autores e leituras que fez.

– Tenha conhecimentos sobre atualidades.

– Utilize uma estratégia para o seu texto.

Conheça todos os segredos do ENEM. Clique e saiba mais!

Raphael diz ainda como distribui as informações em cada etapa do texto.  Na introdução, ele diz que sempre começa fazendo algum paralelo do tema com história, com um acontecimento que tenha a ver com o assunto. No desenvolvimento, Raphael utiliza argumentos com bastante teoria e intertextualidade, com filosofia e sociologia. É uma boa ideia porque pode deixar o texto com mais impacto para o leitor.

Já na conclusão, o estudante dá a dica de sempre retomar a ideia inicial, que completa o circuito e evitar os clichês, para não ficar muito batido.

Segredo dos aprovados

Os segredos dos candidatos aprovados nas últimas edições do Enem são muitos. Alguns candidatos disseram que conhecer as regras da redação do Enem é essencial para entender o que é pedido.

A concentração é fundamental para um estudo de qualidade (Foto: Divulgação)

A concentração é fundamental para um estudo de qualidade (Foto: Divulgação)

A também carioca Paula Freire, de 19 anos, diz que treinamento e dedicação é a chave para conquistar a nota 1.000 na redação do Enem. Já Victoria Maria Luz, 18 anos, o segredo é discutir temas relevantes.

O sergipano Lucas Almeida Francisco, 17 anos, acredita que o hábito de escrever e ler e utilizar boas citações impressiona o corretor e faz toda a diferença na redação.

Para a estudante Maria Isabel Viñas, de 17 anos, de Nova Friburgo (RJ) treinar muito também é o segredo de uma boa redação. “Fazia duas redações por dia em casa, além das que treinava no colégio. Eu treinei muito. Além disso, eu sempre li bastante, então, acho que isso me ajudou”, completou a vestibulanda.