Datas de inscrições para Enem 2016

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que é utilizado no processo de seleção, por muitas universidades públicas e privadas e nos programas do Governo Federal, para o ingresso no ensino superior. As inscrições para a edição do Enem 2016 devem começar no mês de maio, por isso os candidatos devem se preparar para o processo do cadastro e também para o pagamento da taxa que teve um aumento em relação ao ano passado.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Datas de inscrições para Enem 2016

As inscrições para o Enem 2016 vão de 09 a 20 de Maio. Em 2016 a taxa de inscrições passou por um aumento e foi no valor de R$ 68,00, para quem não é isento. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa até a data limite. A isenção da taxa de inscrição ocorre automaticamente para os estudantes no último ano do ensino médio da rede pública. Os candidatos que comprovarem carência, seguindo as regras do edital, também devem conseguir a isenção. A prova do Enem 2016 acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

Leia também: Resultado Enem 2015 – confira a sua nota. 

Mudanças no Enem 2016

Nas edições anteriores do Enem, semanas antes da realização das provas, os candidatos recebiam em suas residências o Cartão de Confirmação que traz, entre outras informações, o local de prova do Enem 2016 e a língua estrangeira escolhida. Desde a prova do último ano, o Cartão não será mais enviado pelos Correios e os candidatos devem acessá-lo diretamente no site do Enem, sendo que não há necessidade de levá-lo no dia da prova. Também não será permitido usar um só e-mail para várias inscrições, cada candidato deverá ter o seu próprio e-mail e número de telefone válido (celular ou fixo) para cadastrar no momento da inscrição. Os alunos que forem isentos e faltarem a prova, automaticamente, perdem o direito à isenção para outras provas. Confira também: Conheça as novas taxas do Enem

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Horário das provas

O Enem 2016 possui quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio.

Saiba mais: 05 dicas MATADORAS para ser um aluno com Redação Nota Mil

A prova é dividida em quatro temas, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias. No primeiro dia, no sábado, a prova de Ciências Humanas e da Natureza terá duração de 4 horas e meia e no segundo dia, no domingo, a prova de Matemática, Linguagens e Códigos e de Redação terá duração de 5 horas e meia. Os portões serão fechados exatamente às 13 horas (horário de Brasília), mas o Exame só começa às 13h30.

Após as 13 horas ninguém mais poderá entrar para a prova, por isso, recomenda-se chegar com uma hora de antecedência. Lembrando que, o horário oficial é o de Brasilia, por isso, alunos que residem em regiões que seguem outro horário, devem seguir o horário de Brasilia.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!