Enem 2016: como ser aprovado sem fazer cursinho

Mais de 8,7 mil estudantes realizaram, em novembro de 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é utilizado no processo de seleção, por muitas universidades públicas e privadas e nos programas do Governo Federal, para o ingresso no ensino superior. A concorrência pelas vagas é muito grande, o que torna mais difícil ainda o processo seletivo, principalmente para aqueles que não podem pagar por aulas em cursinhos ou professores particulares. Por isso, confira abaixo algumas dicas para você estudar sozinho.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Enem 2016: estude sem sair de casa!

Antes de começar os estudos, é muito importante fazer um bom planejamento com a divisão de tempo para cada conteúdo. É importante colocar prazo e especificar as tarefas para cada assunto, com atividades diárias e horários para a revisão de conteúdos. Divida cada disciplina de maneira adequada por hora. Um plano de estudo ajuda a ganhar tempo e permite criar uma rotina programada, ajudando a aprender todos os conteúdos até o dia da prova.

Saiba mais: Tudo o que os cursinhos não ensinam para você ser aprovado no Enem

Escolha um lugar tranquilo para estudar, sem objetos ou barulhos que causem interferência na sua concentração. Desligue o celular, a televisão, o computador e o rádio para focar somente no conteúdo. Também não adianta estudar com fome ou cansado, respeite o seu corpo escolhendo horários que você esteja mais disposto. Você não deve forçar a estudar mais do que seis a oito horas por dia, para não ficar sobrecarregado.

banner_apostila_729x90_da

Técnicas e métodos de estudo para o Enem

Tente dividir os conteúdos grandes em assuntos menores, isso ajuda no aprendizado da matéria. A prova do Enem aborda conhecimentos gerais da atualidade, interpretação textual das questões pelos candidatos e ainda relaciona os conteúdos, por isso é interessante tentar relacionar o assunto com as coisas do cotidiano. Tipo a física por traz da evaporação da água, assim é mais difícil de esquecer.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Também durante o período de estudo, faça pausas quando estiver muito cansado, pois se ficar estressado não vai conseguir assimilar o conteúdo. Na internet, há vários vídeo-aulas gratuitas com conteúdo atualizado que podem ajudar o estudante na hora de tirar dúvidas. Outro foco necessário é na prova de Redação, que é fundamental na nota do Enem e geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e na sociedade.

Leia também: Datas de Inscrições Enem 2016 – Não perca o prazo

Importância de se estudar para o Enem

A nota do Enem é utilizada no processo seletivo das principais universidades públicas e institutos de tecnologia do país, nos programas governamentais de financiamento e custeio à educação e em programas de cursos técnicos gratuitos para jovens e adultos. Então, quem deseja ingressar no ensino superior ou continuar se especializando, não pode deixar de fazer essa prova.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!