Enem 2016 – Inscrições e nova taxa

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 inicia suas inscrições dentro de alguns dias, no dia 25 de maio, e chega com novidades para todos que pretendem prestar a prova este ano. Utilizado como critério para concessão de vagas em universidades federais, através do sistema SiSU (Sistema de Seleção Unificado), de bolsas de estudos para alunos de baixa renda que tenham freqüentado escolas públicas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e de financiamento com fundo social, facilitado para aqueles que não tem condições de arcar com os custos de uma mensalidade universitária pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), o ENEM vem se tornando cada vez mais concorrido, sendo que para este ano são esperadas pelo menos 9 milhões de inscrições. Confira como conseguir uma bolsa do Prouni através do Enem 2016. 

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Nova Taxa de Inscrição ENEM 2016

Para quem irá prestar o ENEM este ano, o anúncio oficial da data de abertura de inscrições veio com uma surpresa imensa. A taxa de inscrição que não sofria alteração desde o ano de 2004, permanecendo em R$ 35 reais desde então, a partir de 2015 passou por um reajuste de 80% sobre este valor, passando a ser cobrado o valor de R$ 63 reais.

A taxa é obrigatória para aqueles que pretendem prestar o ENEM na condição de treineiros, ou seja, aqueles que ainda estão nas séries iniciais do ensino médio, e para aqueles que já concluíram os estudos e não se encaixam no perfil de pessoa de baixa renda.

Saiba Mais: Confira as datas para a Inscrição do Enem 2016.

Para os alunos que concluem o ensino médio em 2016 em escolas da rede publica, a gratuidade é automática. Para os formados que tem direito à gratuidade por questão de renda mensal, é necessário fazer a solicitação através de formulário que será disponibilizado no site do ENEM.

Inscrições Enem 2016

As inscrições para o Enem 2016 ainda não tem data divulgada, mas como todos os anos, poderá ocorrer entre os meses de Maio e Junho. As expectativas para o Enem 2016 são grandes. Caso o aluno não estude em uma escola da rede publica, em que a isenção é automática, é neste momento que deve-se informar a solicitação de carência, ou seja, solicitação de isenção de taxas, mediante comprovação de renda.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Isenção de Taxa, Provas e novas regras para o ENEM 2016

Além da mudança no valor da Taxa, o ENEM 2016 conta com outras alterações. Devido ao grande nível de abstenções nas provas anteriores, o ministro da educação Renato Janine declarou que, pelas novas regras, aqueles que receberem a gratuidade e se abstiverem de realizar a prova não poderão solicitar a isenção de taxa no próximo ano.

Segundo ele, praticamente 30% das provas impressas são perdidas devido às faltas nos dias de prova. Além disso, o cartão de inscrito não será mais enviado para a casa dos candidatos via correio, devendo ser impresso diretamente do site do ENEM.

Leia Também: Como ser aprovado no Enem sem fazer cursinho: Infalível!

Nos dias de prova todas as escolas contarão com detectores de metais em uma tentativa de evitar quaisquer tipos de fraudes. As provas ocorrerão em outubro, sendo que os portões se fecharão exatamente às 13 horas, pelo horário de Brasília, mas as provas começarão a ser aplicadas apenas meia hora depois. Os candidatos sabatistas poderão solicitar um horário diferenciado para a realização das provas no sábado, sendo que para eles a prova será realizada às 17:00, segundo o horário de Brasília para a maior parte do território nacional, e local apenas para alguns estados, como Acre, Roraima, Mato Grosso e Amapá.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!