Prouni 2016 – Bolsas, vagas e inscrições

O Prouni, Programa Universidade Para Todos é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004. O maior objetivo do programa é oferecer á jovens estudantes bolsas de estudo integrais e parciais em universidades particulares, de acordo com a renda familiar do candidato.

Prouni 2016: como funciona?

O Prouni concede a estudantes que realizaram o ENEM chances de ingressarem em uma universidade particular de ensino superior e em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O candidato interessado não deve conter nenhum diploma de curso superior.

(Foto: divulgação)

Alunos que realizaram a prova do Enem tem direito a concorrer a Bolsas do Prouni (Foto: divulgação)

Bolsas do Prouni 2016

O Prouni oferece dois tipos de bolsas para os jovens estudantes. A bolsa integral é para aqueles candidatos cuja renda familiar mensal é de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.

Leia Também: 5 dicas para você mandar bem na Redação do Enem

Já a bolsa parcial é para candidatos cuja renda familiar mensal é de no máximo três salários mínimos por pessoa. No ato da inscrição cada candidato deve informar o tipo de bolsa que deseja concorrer. Você deve ser sincero nesse momento para não tirar a chance de outras pessoas.

As inscrições do Prouni 2016 acontecem pela Internet (Imagem: Divulgação)

As inscrições do Prouni 2016 acontecem pela Internet (Imagem: Divulgação)

Quem pode participar do Prouni 2016?

Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral; realizaram o ENEM em 2015, e preenchem os requisitos de algum dos tipos de bolsa, estão livres para se inscrever no Prouni 2016.

Veja também: Confira sua nota no Enem 2015

Além disso, estudantes com algum tipo de deficiência também podem se inscrever sem restrição de idade.

Inscrições do Prouni 2016

As inscrições para o Prouni 2016 devem abrir no dia 19 de janeiro e ir até o dia 22. Você deve efetuar a inscrição pelo portal do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/index.php. Para se inscrever você deve preencher as informações que o sistema pedir, informar o curso que deseja, a instituição e demais informações.

Leia também: Tenha nota Máxima no Enem e conquiste uma bolsa no Prouni. 

Lembrando que, o Prouni exige que o candidato tenha tirado no mínimo 450 pontos no Enem.

Nota de corte Enem para Prouni 2016

O Prouni exige que os candidatos interessados a participar do programa tenham tirado no mínimo 450 pontos na prova e que não tenham zerado a redação. Com uma nota maior que isso, suas chances de ingressarem na universidade são bem maiores. Estude para tirar uma das melhores notas.

banner_apostila_600x300_da2

Primeira chamada Prouni 2016

A primeira chamada do Prouni 2016 será divulgada no dia 25 de janeiro, no portal do programa informado acima. O estudante poderá consultar o resultado da chamada na página eletrônica do Prouni, onde fez sua inscrição. A segunda chamada do Prouni será no dia 12 de fevereiro.

Lista de espera Prouni 2016

A lista de espera é para aqueles estudantes que não foram selecionados em nenhuma das chamadas do programa. Para participar da lista de espera do Prouni o estudante deve manifestar interesse na página do Prouni entre os dias 26 e 29 de fevereiro. A lista de espera estará disponível para consulta a partir do dia 3 de março no Sisprouni. Saiba mais sobre o Enem 2015.