Resultado ENEM 2015 – Confira a sua nota

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 2015 teve recorde de participações. Os participantes tiveram uma das menores abstenções de toda a história do exame. Após a divulgação do gabarito foi possível ter uma ideia sobre o desempenho nas provas. Agora a expectativa é para a conferência dos resultados finais. Estas notas irão mudar a vida de muitos brasileiros nos próximos anos, com ingresso na universidade.

Resultado-ENEM
Na próxima semana os estudantes aprovados poderão usar as notas para concorrer a bolsas de estudos através do ProUni – Programa Universidade para Todos e também a vagas em universidades públicas por intermédio do SiSU – Sistema de Seleção Unificada.

ENEM 2015

O número de candidatos que foram eliminados por infringirem as regras do edital caiu em relação ao ano de 2014. Na edição de 2015, foram 743 participantes que tiveram as provas anuladas, enquanto em 2014 o número foi de 1.522. Esse número é considerado um avanço.

Saiba como conseguir isenção na taxa do Enem 01

Como acessar o resultado do ENEM 2015

Para ter acesso às notas das provas do ENEM 2015 os candidatos devem acessar o site oficial do INEP. O site tem disponível o gabarito e também e resultado das provas de acordo com as cores dos cadernos. Para saber da nota basta clicar no ícone no final da página a direita “Página do participante”. Em seguida você deverá clicar no Portal do Participante e informar o CPF e a SENHA feita no cadastro.

banner_apostila_728x90_1
A senha é a utilizada na inscrição do ENEM. Caso tenha esquecido a senha basta clicar em Esqueci Minha Senha que o programa vai gerar uma senha nova de acesso. É muito simples e fácil de ter acesso às informações.

Como é calculada a nota final do ENEM?

Nas quatro áreas avaliadas a média obtida depende do peso de cada questão e da consistência das respostas. A  média das provas fica próxima dos 500 pontos. Então, se ela estiver cima disto significa que seu resultado foi bom. Abaixo significa que você pode ficar de fora de algumas universidades que tem uma nota de corte alta. Esta é a forma mais simples de entender como a nota final é calculada. Ela leva em consideração o desempenho geral e específico do candidato em todo o exame. Por isso não são fixados valores para cada questão.

Como utilizar a nota do ENEM?

O ENEM é o principal sistema de seleção do país, e tem substituído os vestibulares em diversas universidades públicas brasileiras, porém, ele pode ser utilizado para outros fins. É pré requisito para a disputa de bolsas de estudo pelo ProUni ou para solicitação de financiamento em universidades particulares através do Fies – Financiamento Estudantil.

banner_venda_enem_600x3003

Os candidatos interessados em participar de outros programas, como Sisutec, que seleciona candidatos para vagas no ensino técnico, ou o Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior, também precisam fazer o Enem.

O ENEM também oferece a conclusão do Ensino Médio, pois podem participar candidatos que tenham a partir 18 anos e não conseguiram concluir o Ensino Médio e obter pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

Como fazer a inscrição para o ProUni e SiSU

Os candidatos do ENEM 2015 que fizeram a prova e obtiveram resultado positivo deverão se inscrever no ProUni (Programa Universidade Para Todos)em até duas opções de cursos por ordem de preferência. A seleção será feita em duas chamadas onde deverão concorrer a bolsas em instituições privadas do Ensino Superior. O ProUni oferece bolsas de 100% e de 50% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica de faculdades particulares de todo o Brasil.

noticias_inscricoes-prouni-2015.-sao-luis-ma.-vagas-e-expectativas-02

O Sisu é o sistema pelo qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos que prestaram o Enem. A seleção é feita através da nota obtida pelo candidato e conforme a procura de cada curso.
Para se inscrever no ProUni os candidatos deverão acessar o site oficial. Vale lembrar que a inscrição é gratuita. A inscrição para o SiSU pode ser feita no site da mesma forma que é realizada a inscrição do ProUni. Não perca essa oportunidade invista no seu futuro.

Não foi bem no ENEM?

Como em  outro concurso, o Enem exige muito esforço e dedicação, mas com a falta de tempo e a correia do dia dia fica difícil conseguir estudar todo o conteúdo. Inúmeros estudantes brasileiros passam por este problema, todos os anos, com a preparação para a prova do Enem.

Por isso você precisa conhecer o Preparação Total Enem, um curso que vai ampliar seu aproveitamento nos estudos. Ele conta com 375 vídeo aulas, totalmente interativas, e mais todo o material de apoio. Além de 13 apostilas completas, uma para cada matéria. Mais as 6 ultimas provas do Enem comentadas pelos professores da Verbo Enem.

Gostou? Então não perde esta oportunidade de garantir a sua aprovação para o ENEM 2016.