Saiba como conseguir isenção na taxa do Enem

A data de inscrição no Enem 2015 está chegando ao fim, portanto se você pretende se inscrever no Enem 2015 deve fazer sua inscrição até o dia 5 de junho sexta-feira até às 23 horas e 59 minutos. As inscrições do Enem 2015 não vai bater o recorde da edição de 2014.

Segundo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) esse ano a defasagem é bem maior o que leva a crer que a consequência seja por causa do valor da taxa de inscrição que é bem maior, pois passou de R$ 35,00 para R$ 63,00. O pagamento da taxa de inscrição do ENEM deverá ser paga até o dia 10 de junho quarta-feira.

Como se inscrever no Enem 2015

Saiba como conseguir isenção na taxa do Enem (Foto: Divulgação)
Saiba como conseguir isenção na taxa do Enem (Foto: Divulgação)

Para efetuar a inscrição no Enem 2015 os candidatos interessados deverão acessar o site do Inep no link http://enem.inep.gov.br/participante/. Na primeira etapa o candidato deverá clicar no ícone “Inscrição 2015”, depois uma nova página se abrirá onde o candidato deverá preencher com o CPF e a data de nascimento.

Após nova pagina será aberta para que o candidato informe: número do RG (documento de identidade), endereço de e-mail válido, número de telefone (fixo ou celular), eventual necessidade de atendimento diferenciado. Após é só ir seguindo o passo a passo conforme for preenchendo o questionário. O cartão de confirmação do Enem estará disponível no site do Inep semanas antes da data da prova, cada aluno deverá imprimir o seu.

Como conseguir isenção da taxa de inscrição

Saiba como conseguir isenção na taxa do Enem (Foto: Divulgação)

Saiba como conseguir isenção na taxa do Enem (Foto: Divulgação)

Para conseguir a isenção da taxa de inscrição os candidatos deverão ter baixa renda e estarem estudando no 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas. Os candidatos de baixa renda deverão preencher o formulário socioeconômico com informações como a renda da família, numero de integrantes da família, tipo de escola que frequentou o ensino médio, se em escola pública ou particular com bolsa de estudos integral.

Quando chegar ao final do formulário os candidatos poderão clicar em “Declarar Carência” onde informa não possuir condições financeiras de pagar a taxa de inscrição do Enem 2015 e afirma que possui os documentos para confirmar sua condição de carente.

Tudo isso pode ser feito na hora da inscrição do Enem, os candidatos devem preencher todos os campos obrigatórios para poder concluir a inscrição. Não perca essa oportunidade faça sua inscrição do Enem 2015 hoje mesmo.