Sisu 2016 – Vagas, Inscrições e Cursos

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu é um programa do governo que tem como principal objetivo ajudar jovens brasileiros a ingressar em universidades públicas. As vagas do Sisu podem ser concorridas apenas por estudantes que prestarem o Enem e que desejam ir para a faculdade. Hoje em dia, pelo Sisu milhares de estudantes já conseguiram uma vaga e a expectativa é que esses números aumentem ao decorrer dos anos.

Sisu 2016: Como Funciona?

O Sisu é um sistema informatizado do MEC onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os candidatos que participaram do Enem. O candidato pode escolher até duas opções de curso, podendo alterá-las a qualquer momento enquanto as inscrições estiverem abertas. Algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam um bônus na nota do candidato.

Como ter acesso às vagas do Sisu (Foto: Divulgação)

Como ter acesso às vagas do Sisu (Foto: Divulgação)

Alguns cursos, ainda, podem exigir alguns critérios. Por exemplo, algum curso pode dar mais valor para a nota de Ciências da Natureza, enquanto outros cursos apenas exigem uma nota mínima no Enem. Durante o período de inscrições, o Sisu libera todos os dias as notas de corte para os cursos, para que os alunos tenham uma ideia se podem ser ou não aprovados na instituição.

Inscrições Sisu 2016

As inscrições para o Sisu 2016 foram abertas no dia 11 de janeiro e vão até o dia 14, o candidato do Enem 2015 que tiver interesse, pode se inscrever no link do site.  Para se inscrever é necessário informar o seu número de inscrição e a senha usada no Enem. O sistema irá pedir que você atualize suas informações, se preferir pode usar as mesmas informações do exame. Depois você poderá fazer sua inscrição na primeira e segunda opção, seleciona “Fazer inscrição na primeira opção”.

Você pode procurar pelo município, pela universidade e também pelo nome do curso. Achando o que deseja, selecione “Escolher este curso”. O próximo passo é selecionar a modalidade que quer concorrer, escolha a que mais se adequar ao seu perfil e depois “Escolher esta modalidade”. No último passo será mostrado a você tudo que irá precisar ter em mãos caso seja selecionado, para confirmar vá em “Confirmar minha inscrição”. Repita os passos para se inscrever na segunda opção de curso.

Quem pode participar do Sisu?

Qualquer pessoa que tenha realizado o Enem no ano de 2015 e tenha tirado uma nota maior que zero na redação pode se inscrever no Sisu 2016. Lembre-se que algumas instituições exigem notas mínimas para determinados cursos, caso você se inscreva para um curso e sua nota não seja suficiente para concorrer, o sistema emitirá uma mensagem lhe avisando isso. Candidatos que já fizeram o Sisu nos anos anteriores também podem fazer em 2016.

Sistema de Seleção Unificada (Foto: Divulgação)

Sistema de Seleção Unificada (Foto: Divulgação)

Vagas Sisu 2016

Em 2016 o Sisu está disponibilizando 228 mil vagas em 131 instituições brasileiras. São muitas oportunidades para o jovem estudante que realmente quer ingressar em uma universidade. Ao total, mais de 2 milhões de pessoas já se inscreveram no programa esse ano.

Primeira Chamada Sisu 2016

A primeira chamada do Sisu 2016 vai ser no dia 18 de janeiro e os candidatos poderão conferir o resultado em seu boletim, na sua página no Sisu e nas instituições participantes do programa. Segundo as informações que temos até agora, no primeiro semestre de 2016 o Sisu só irá realizar uma chamada.

Matricula Sisu 2016

Caso o candidato seja selecionado para sua primeira opção de curso no Sisu, ele deverá verificar com a instituição de ensino na qual foi aceito, o local e o horário para efetuar sua matrícula. Os candidatos terão os dias 22, 25 e 26 para efetuá-la, as informações geralmente estarão nos sites de cada instituição.

O sistema pode ser acessado de computadores, tablet e smartphones (Foto: Divulgação)

O sistema pode ser acessado de computadores, tablet e smartphones (Foto: Divulgação)

Vagas Remanescentes Sisu 2016

As vagas remanescentes são para aqueles candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sisu. Pode manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu os candidatos que não foram chamados e também aqueles que forem selecionados para sua segunda opção, mas não realizaram a matrícula. Para manifestar o interesse, o candidato deve entrar na sua página no Sisu e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse na lista.

Cursos Sisu 2016

Os cursos oferecidos pelo Sisu 2016 variam de acordo com a universidade. Cada universidade disponibiliza os cursos onde têm vagas e isso é mostrado no site do Sisu. Os cursos mais concorridos são de Direito, Medicina e Engenharia.

Não foi bem no ENEM?

Se você não conseguiu a nota mínima para ingressar na universidade que desejava ou a nota de corte do seu curso foi muito alta, fique tranquilo. Pois assim como qualquer outro concurso, o ENEM, precisa de dedicação total do candidato, são muitas horas de estudo e concentração. E nem todo mundo tem tempo suficiente para se dedicar desta maneira.

banner_venda_enem_600x3003

Mas saiba que é possível passar no ENEM com nota máxima. Com o Preparação Total ENEM você amplia seu aproveitamento e estuda mais, em menos tempo. Com um método comprovado pela Verbo ENEM vários alunos já foram aprovados com ótimas notas. Quer saber mais? Acesse.