Sisutec 2016 – Vagas, Inscrições e Cursos

O Sisutec é um programa do MEC que foi baseado no Sisu, a diferença entre os dois é que o Sisutec oferece vagas em cursos técnicos e profissionalizantes em instituições públicas e privadas do Brasil. O programa tem como objetivo melhorar o desempenho e a qualificação dos brasileiros para que os mesmos possam ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível. O critério para as inscrições é o mesmo do Sisu, os candidatos devem ter feito o Enem no ano anterior e, além disso, não estarem fazendo nenhum curso técnico no momento.

Como funciona o Sisutec 2016

O Sisutec é um sistema do MEC no qual as instituições públicas e privadas de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes. Além de faculdades, escolas técnicas e institutos federais também oferecem vagas pelo programa. O candidato pode escolher até duas opções de curso no ato da inscrição, podendo alterá-las nesse período.

Segunda-chamada-SISUTEC-2014.-01

Acesse o sistema e veja como fazer a inscrição (Foto: Divulgação)

As vagas do Sisutec são, em primeiro lugar, reservadas para candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola pública ou em escolas privadas com bolsa integral. As instituições federais reservam suas vagas em primeiro lugar para pretos, pardos e indígenas, de acordo com a Lei de Cotas.
Além disso, o programa também calcula as notas de corte e as divulga todos os dias enquanto as inscrições estiverem abertas.

Sisutec 2016: Quem pode participar?

Qualquer pessoa que já tenha concluído o ensino médio e feito o Enem na edição passada pode efetuar sua inscrição no Sisutec. Candidatos que já se inscreveram no Sisutec em outros anos também podem efetuar sua inscrição, a restrição é apenas para aqueles que estejam fazendo algum curso técnico no momento.

banner_apostila_729x90_da

Inscrições Sisutec 2016

Você pode se inscrever para o Sisutec através do portal do programa, exclusivamente pela internet.  Você precisará informar ao sistema o seu número de inscrição e a senha usados no Enem. Para fazer a sua inscrição no curso, clique em “Fazer minha inscrição na primeira opção”. Procure o curso que deseja, seja pela instituição ou município. Veja os detalhes e a seguir escolha a modalidade na qual quer concorrer.

German Firms Invest in Trainees and Apprentices

Veja as vagas disponíveis no site (Foto: Divulgação)

No final da inscrição você poderá verificar todos os detalhes da inscrição e também a lista dos documentos necessários para a matrícula, caso seja selecionado. Faça esse mesmo passo a passo para efetuar sua inscrição na segunda opção de curso.

No período das inscrições você pode alterar suas opções no mesmo link, informando seu número de inscrição e senha, e trocando por outro curso.

Cursos Técnicos Sisutec 2016

Todos os anos são milhares de vagas disponíveis nos mais diversos cursos técnicos para que todos tenham chances. Os cursos de cada ano variam de acordo com a instituição e com a disponibilidade da mesma, visto que os cursos dependem das instituições e não do programa. Em 2016 ainda não há listas com os cursos, mas os mais procurados como Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Edificações devem continuar.

647923-Senai-no-Sisutec-2013-cursos-gratuitos-1

Cursos técnicos em várias áreas (Foto: Divulgação)

Primeira Chamada Sisutec 2016

Ainda não há data prevista para a divulgação da primeira chamada do Sisutec, nós só teremos acesso a essas informações com o edital do programa. Todos estão aguardando ansiosamente às vagas e também às datas. O esperado é que isso aconteça ainda no primeiro semestre de 2016.

Matricula Sisutec 2016

O candidato selecionado para o curso deverá entrar em contato com a instituição que foi aceito para verificar o local e o horário para efetuar sua matrícula. Essa informação deve estar disponível no site da instituição após a divulgação da primeira chamada. O candidato deverá efetuar a matrícula no prazo estipulado pelo programa.

Sisutec-2016-Inscrições-02

Veja as opções de cursos disponíveis para 2016 (Foto: Divulgação)

Vagas Remanescentes Siutec 2016

Aqueles candidatos que não forem selecionados nas chamadas do Sisutec ainda terão chances nas Vagas Remanescentes. Esses candidatos devem mostrar interesse nessa lista em sua página do programa, no próprio portal.